Policiais no cinema: entre a honestidade e a corrupção


Em meio às estantes da locadora, a seção de filmes policiais tem lugar cativo. Tiros, ação, violência... E geralmente com o personagem que dá nome ao gênero: o policial.


Esses personagens andam por um terreno perigoso. Muitos seguem o caminho da honestidade. Outros tantos vão para o lado inverso, o da corrupção. Os policias são tipos ideais para tramas que requerem uma boa dose de ação.


Recentemente, o brasileiro Tropa de Elite ganhou destaque na mídia e entre a própria população. O filme retrata o trabalho do Batalhão de Operações Especiais, o BOPE. A dura rotina dos policiais exposta no filme gerou discussões e polêmicas.Capitão Nascimento, vivido por Wagner Moura, é um policial considerado honesto, que decide sair do batalhão. Para isso, deve achar um substituto adequado.


Essa temática não é nova. Treinamentos policiais estão entre os filões preferidos desses filmes. Em 2002, Denzel Washington arrebatou o Oscar de Melhor ator por sua atuação no filme Dia de Treinamento (Training Day, 2001). Na história, Washington é Alonzo Harris, policial responsável pelo treinamento do jovem Jake Hoyt, personagem de Ethan Hawke. Nesse caso, o veterano Harris caiu no mundo da corrupção.












Na quinta, você confere uma análise sobre esses estereótipos. Vamos conversar com um escritor e ex-policial.

Boa sessão!







Fernanda Pônzio

0 comentários:

Postar um comentário