Ladies and gentlemen...o Profissão em cena!


Somos quatro estudantes do 6° período de Comunicação Social/ Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa e blogueiros de primeira viagem. Não por falta de vontade e, sim, de oportunidade de desenvolver um blog que não fosse apenas um diário virtual, mas que tivesse um conteúdo relevante.

Fernanda Pônzio, Titina Cardoso, Pedro Ivo e Samanta Nogueira

Na disciplina de Webjornalismo, nosso professor Carlos d'Andréa (@carlosdand) propôs a criação de um projeto que possa viabilizar a prática do jornalismo na internet. Uma das ferramentas: este blog.

Só agora, tivemos a chance de desenvolver uma boa ideia, que possibilite o exercício da nossa futura profissão, além de servir como um exercício de estilo e um espaço de troca de ideias. Teremos a chance de trabalhar um assunto que nos interessa e não é encontrado facilmente na blogosfera!

O cinema é um tema comum na internet. Dentro dessa perspectiva, buscamos um enfoque diferente. Um assunto que possibilite um novo campo de exploração.

Dentro dos filmes, vários fatores chamam a atenção dos cinéfilos. Com um olhar mais atento, podemos notar uma grande quantidade de figuras estereotipadas: a patricinha líder de torcida, o esportista popular, o gordinho nerd, a femme fatale... São vários os personagens que já se consolidaram como estereótipos no cinema.

Nesse campo, ainda é possível observar que as profissões estão entre os "alvos" mais comuns. O jornalista que transita entre o mocinho e o vilão; o advogado ora herói, ora trapaceiro; o professor sempre disposto a dar um belo exemplo de vida; o soldado herói...

O exercício do jornalismo é fundamental no trabalho deste blog. Um jornalismo com nuances diferentes, mas sem perder seus elementos básicos. Através de pesquisas, apuração, entrevistas e abordagem jornalística, vamos analisar essas profissões estereotipadas, contrapondo os personagens à visão dos profissionais da vida real. Ou ainda, faremos uso de depoimentos de especialistas nesses assuntos, como estudiosos de cinema e estereótipos, para enriquecer nosso trabalho.

Toda semana teremos novidades e você pode nos acompanhar também através do Twitter (@profissaoemcena) e do nosso perfil e comunidade no Orkut.

Continue com a gente!

Boa sessão!

Fernanda Pônzio, Pedro Ivo Nunes,
Samanta Nogueira e Titina Cardoso
Read more