Enquete sobre o estereótipo do soldado no cinema


O estereótipo de soldado não é um consenso. Uns acham que a representação dele nos filmes está próxima do real. Outros acreditam que há uma valorização excessiva, cria-se a figura de um herói. Para saber o que as pessoas acham do estereótipo dos soldados nos filmes de guerra, o Profissão em cena foi às ruas. Na maioria das vezes, quando pensam em estereótipos de soldados, os entrevisados lembraram de filmes americanos. Confira a enquete.






Alguns dos filmes citados pelos entrevistados são clássicos do cinema. É interessante observar que alguns se lembraram de filmes que retratam apenas o papel de salvador e defensor da pátria. Como é o caso de O resgate do soldado Ryan. Há outros em que o diretor exagera na dose, e o filme se aproxima mais da ficção, como o Rambo.

Outros apontaram filmes que abordam a profissão militar de uma maneira mais crítica. Cartas de Iwo Jyma de Clint Eastwood mostra a visão dos soldados japoneses, contando a história da Segunda Guerra Mundial por outro ângulo. Já Platoon aborda o lado mais sangreto da guerra, em que um jovem recruta idealista chega à guerra do Vietnã confiante em defender seu país. Com o tempo passa a conviver com a loucura do conflito e a carnificina desenfreada.


Trailer de Cartas de Iwo Jima - em inglês


O Profissão em cena não pode analisar todos os filmes, mas vale a pena conferir alguns dos citados nos posts e asisistir às histórias cinematográficas com uma visão mais crítica. E perceber se o que pensamos a respeito dos soldados é ou não passado pelo cinema. Boa sessão!

Pedro Ivo e Titina Cardoso
Read more

A moral dos soldados posta à prova


Um soldado salvando vidas com uma trilha sonora "melosa"ao fundo. Esta é uma cena recorrente em filmes de guerra americanos. O estereótipo do soldado “bom”, ético, correto, amigo, protetor e leal é um dos mais difundidos por Hollywood, como no filme "Lágrimas do sol" (Tears of the Sun, EUA, 2003) do diretor Antoine Fuqua, o mesmo de o Dia de Treinamento que o Profissão em cena já analisou.

No filme, o tenente da marinha dos EUA, A.K. Waters, interpretado por Bruce Willis tem seus princípios profissionais testados em uma missão de resgate. Waters tem que escolher entre cumprir a missão de buscar a doutora Lena Hendricks (Monica Bellucci) na selva da Nigéria e atender ao pedido da médica de levar, também, setenta refugiados. Ele fica em dúvida entre cumprir apenas a missão que lhe foi conferida ou ceder à exigência da médica missionária. A opção pela ajuda humanitária acaba envolvendo a equipe de resgate na guerra e as coisas se complicam quando o tenente descobre que entre os refugiados está um homem procurado pela milícia nigeriana.


(trailer de Lágrimas do sol - em inglês)

Ao contrário desse filme, "Pecados de Guerra" (Casualties of War, EUA, 1989), mostra uma imagem negativa dos soldados americanos na Guerra do Vietnã. Baseado em fatos reais, o filme mostra a história de cinco soldados que raptam uma camponesa de sua aldeia, a pedido do sargento Meserve, vivido por Sean Penn, para satisfazer os desejos dele e do grupo. Mesmo que o filme mostre o estereótipo de soldados “maus”, antiéticos e inescrupulosos que estupram e matam uma jovem indefesa, há no mesmo filme um  soldado herói. O recruta idealista Eriksson (Michael J. Fox) se recusa a participar do ato e tenta salvar a mulher. Além de ir contra os colegas e superiores, resolve denunciá-los na justiça militar, onde são julgados pelo crime de estupro e assassinato. Apesar de mostrar o idealismo americano, o filme é uma das primeiras  oportunidades de assistir a uma visão crítica da participação dos americanos na Guerra.


(trecho de Pecados de Guerra - dublado)

Em ambos os filmes a figura do soldado superior dentro do grupo se mostra de maneira inegável. Erickson até consegue descordar de seu superior, mas em nenhum momento chega a enfrentá-lo ou tenta impedí-lo de praticar o ato que condena. O mesmo acontece com o tenente Waters, mesmo que um de seus soldados não concorde em levar os refugiados junto com a médica, acaba aceitando a missão em respeito ao seu superior. Essa relação de hierarquia e os estereótipo de soldados ligado à posição que ocupa se mostra em vários filmes como podemos ver na crítica sobre filmes de guerra e a invasão americana no Vietnã escrito por Daniel Dalpizzolo.


Na quinta-feira você continua conferindo o assunto aqui no Profissão em cena. Boa sessão!

Pedro Ivo e Titina Cardoso
Read more