Enquete sobre o estereótipo do soldado no cinema


O estereótipo de soldado não é um consenso. Uns acham que a representação dele nos filmes está próxima do real. Outros acreditam que há uma valorização excessiva, cria-se a figura de um herói. Para saber o que as pessoas acham do estereótipo dos soldados nos filmes de guerra, o Profissão em cena foi às ruas. Na maioria das vezes, quando pensam em estereótipos de soldados, os entrevisados lembraram de filmes americanos. Confira a enquete.






Alguns dos filmes citados pelos entrevistados são clássicos do cinema. É interessante observar que alguns se lembraram de filmes que retratam apenas o papel de salvador e defensor da pátria. Como é o caso de O resgate do soldado Ryan. Há outros em que o diretor exagera na dose, e o filme se aproxima mais da ficção, como o Rambo.

Outros apontaram filmes que abordam a profissão militar de uma maneira mais crítica. Cartas de Iwo Jyma de Clint Eastwood mostra a visão dos soldados japoneses, contando a história da Segunda Guerra Mundial por outro ângulo. Já Platoon aborda o lado mais sangreto da guerra, em que um jovem recruta idealista chega à guerra do Vietnã confiante em defender seu país. Com o tempo passa a conviver com a loucura do conflito e a carnificina desenfreada.


Trailer de Cartas de Iwo Jima - em inglês


O Profissão em cena não pode analisar todos os filmes, mas vale a pena conferir alguns dos citados nos posts e asisistir às histórias cinematográficas com uma visão mais crítica. E perceber se o que pensamos a respeito dos soldados é ou não passado pelo cinema. Boa sessão!

Pedro Ivo e Titina Cardoso

0 comentários:

Postar um comentário