A ambição das estrelas do cinema


Hollywood mexe com a fantasia de milhares de pessoas. Um bom exemplo está no filme Nasce uma estrela (A Star Is Born, EUA, 1937/ 1954/ 1976), sobre o qual falamos um pouco na semana passada. A história gira em torno de uma garota interiorana que sonha em virar estrela de cinema. Ela alcança o estrelato, mas essa vida não se mostra nada fácil.

Mostrar o lado obscuro de Hollywood é um filão frequente no cinema. O clássico noir Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, EUA, 1950) é, porvavelmente, o melhor exemplo. Norma Desmond, interpretada por Gloria Swanson, é a atriz dos tempos de cinema mudo que está em decadência. Ela vive abandonada em um mansão, acompanhada apenos do fiel mordomo Max.


Trailer de Crepúsculo dos deuses

Sua vida muda quando um aspirante a roteirista aparece, sem querer, em sua casa. Norma vê nele a oportunidade de voltar ao estrelato. Para muitos críticos, um dos melhores filmes do cinema e a obra-prima do "mestre de todos os gêneros" Billie Wylder.

Norma é uma atriz amargurada e expõe o lado cruel da indústria cinematográfica. O lado negro da profissão também aparece em A Malvada (All About Eve, EUA, 1950). Coincidentemente, esse filme e Crepúsculo dos Deuses são do mesmo ano. Os dois concorreram ao Oscar, mas a estatueta ficou com a história de Eve e Margo. Dessa vez o mundo é o teatro.
Margo Channind (Bette Davis) é uma atriz de grande sucesso e renome. Tudo ocorria bem na sua carreira até a chegada de Eve Harrington (Anne Baxter), uma aspirante a atriz. Ela aparece com um jeito tímido e doce e acabando conquistando a confiança das pessoas mais próximas de Margo. A estrela continua com certa desconfiança, mas acaba cedendo aos apelos. Mas o que ninguém esperava acontece, Eve se vale da posição ao lado de Margo para puxar seu tapete e subir para o estrelato.

Não há maniqueísmos. Nos dois filmes, as atrizes são ambiciosas, vaidosas e estão longe de serem "boas moças". A vida de estrela também não é fácil, os altos e baixos são inerentes à carreira.

Fernanda Pônzio e Pedro Ivo

0 comentários:

Postar um comentário