Toda profissão se depara com a ética no cotidiano do trabalho. Um dos profissionais que mais lida com este assunto é o cientista. Muitas pesquisas e experiências estão no limite do que é considerado certo ou não em uma determinada sociedade e um determinado contexto.
Dois filmes que demonstram bem esse conflito ético é o suspense "O homem sem sombra" (The Hollow Man, EUA, 2000) e "Ponto de Mutação" (Mindwalk, 1990), baseado no livro The Turning Point, do físico austríaco Fritjof Capra (site oficial, em inglês).
O primeiro filme trata de um cientista genial, porém ganancioso ao ponto de não respeitar limites morais da profissão. Dr. Sebastian Caine, interpretado por Kevin Bacon, não mede esforços para alcançar o êxito na experiência na qual acredita. Para isso ele chega a por em risco a vida de cobaias envolvidas na pesquisa. Ele também testa o experimento que possiblita a invisibilidade em si mesmo, mas sua equipe não consegue reverter o processo. Com isso o clima de tensão entre o doutor e sua equipe aumenta e o Dr. Caine se torna uma pessoa agressiva e descontrolada.
Veja trechos do filme no Youtube.
Já o "Ponto de Mutação" trata de uma cientista que abandona a profissão por não concordar com os fins nos quais sua experiência será aplicada. A física Sonia Hoffman, vivida por Liv Ullmann, se muda para um vilarejo no interior da França para repensar a vida e a profissão. A trama é basicamente um diálogo entre Sonia, o senador americano Jack Edwards (San Waterston) e o poeta Thomas Harrimann (John Heard). Ela defende a teoria dos sistemas vivos, baseada nas redes de relações das essências das coisas vivas. Uma nova forma de fazer ciência.
No filme "O homem sem sombra" podemos observar várias características apontadas no post "Top 10 estereótipos de cientistas malucos no cinema" no blog Blogpaedia, como o uso de recursos científicos sem freios, aplicação do experimento em si mesmo e comportamento psicóticos.
Além desses dois estereótipos podemos observar no cinema vários estereótipos de personagens de cientistas. A jornalista Lacy Barca, no artigo "As múltiplas imagens do cientista no cinema" (. pdf) trata das diversas representações dos cientistas no cinema ao longo do tempo. Lacy Barca ressalta a tendência atual de criação de personagens heróicos e descontraídos, isso leva a uma construção positiva acerca da imagem do cientista.
Confira no post de quinta-feira mais informações sobre o estereótipo do cientista no cinema. Boa sessão!
Dois filmes que demonstram bem esse conflito ético é o suspense "O homem sem sombra" (The Hollow Man, EUA, 2000) e "Ponto de Mutação" (Mindwalk, 1990), baseado no livro The Turning Point, do físico austríaco Fritjof Capra (site oficial, em inglês).
O primeiro filme trata de um cientista genial, porém ganancioso ao ponto de não respeitar limites morais da profissão. Dr. Sebastian Caine, interpretado por Kevin Bacon, não mede esforços para alcançar o êxito na experiência na qual acredita. Para isso ele chega a por em risco a vida de cobaias envolvidas na pesquisa. Ele também testa o experimento que possiblita a invisibilidade em si mesmo, mas sua equipe não consegue reverter o processo. Com isso o clima de tensão entre o doutor e sua equipe aumenta e o Dr. Caine se torna uma pessoa agressiva e descontrolada.
Veja trechos do filme no Youtube.
Já o "Ponto de Mutação" trata de uma cientista que abandona a profissão por não concordar com os fins nos quais sua experiência será aplicada. A física Sonia Hoffman, vivida por Liv Ullmann, se muda para um vilarejo no interior da França para repensar a vida e a profissão. A trama é basicamente um diálogo entre Sonia, o senador americano Jack Edwards (San Waterston) e o poeta Thomas Harrimann (John Heard). Ela defende a teoria dos sistemas vivos, baseada nas redes de relações das essências das coisas vivas. Uma nova forma de fazer ciência.
(trecho do filme "Ponto de Mutação - legendado)
No filme "O homem sem sombra" podemos observar várias características apontadas no post "Top 10 estereótipos de cientistas malucos no cinema" no blog Blogpaedia, como o uso de recursos científicos sem freios, aplicação do experimento em si mesmo e comportamento psicóticos.
Além desses dois estereótipos podemos observar no cinema vários estereótipos de personagens de cientistas. A jornalista Lacy Barca, no artigo "As múltiplas imagens do cientista no cinema" (. pdf) trata das diversas representações dos cientistas no cinema ao longo do tempo. Lacy Barca ressalta a tendência atual de criação de personagens heróicos e descontraídos, isso leva a uma construção positiva acerca da imagem do cientista.
Confira no post de quinta-feira mais informações sobre o estereótipo do cientista no cinema. Boa sessão!
Pedro Ivo e Samanta Nogueira
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