O maior herói


Na semana passada começamos a falar sobre o advogado no cinema. Hoje continuamos, mas vamos apresentar a outra faceta dessa profissão: o herói.

Em 2003, o AFI, American Film Institute (em inglês), elegeu os maiores vilões e heróis do cinema. E lá estava ele, o advogado, figurando no topo da lista dos mocinhos. O dono da façanha é Atticus Finch, personagem de Gregory Peck em O Sol é Para Todos (To Kill a Mockinbird, 1962). O filme é baseado no livro homônimo da escritora norte-americana Harper Lee (em inglês). Essa obra ganhou o Prêmio Pulitzer.

A história é contada por Jean Louise, filha do advogado Finch. Ela relembra um caso de sua infância que mudou a vida dela e da família.

Maycomb, Alabama. Em 1932, Tom Robinson, um negro, é acusado de estuprar uma jovem branca. Finch decide defendê-lo, mesmo com grande parte da cidade se voltando contra a decisão. A inocência de Robinson é evidente, o que não impede o preconceito e a hostilidade da população conservadora.

Peck ganhou o Oscar (em inglês) de melhor ator por sua atuação nesse filme. O personagem é visto como um exemplo de herói. Passou por cima do preconceito, expôs a família, perdeu o prestígio... Tudo em nome da verdade e da certeza de estar fazendo o correto. Mais. O advogado passa esses valores aos dois filhos, órfãos de mãe.

Na quinta-feira, você confere uma entrevista com um advogado. O que esse profissional acha desse estereótipo? Não perca o próximo post!

Boa sessão!

Fernanda Pônzio

0 comentários:

Postar um comentário